Programação WordPress adamsilva

Como Criar um plugin WordPress do Zero!

Como Criar um plugin WordPress do Zero!

Nessa vídeo aula você vai aprender na prática como criar um plugin WordPress do zero. Você vai aprender passo à passo a desenvolver seu primeiro plugin, o que são plugins e porquê você deveria estar desenvolvendo plugins.

Plugins que são ferramentas para estender as funcionalidades do WordPress. Por exemplo: quando você precisa que ao publicar um novo post no blog, e automaticamente esse deve ser publicado no Facebook. Plugins tornam o seu site mais funcional, facilitam a sua vida e a do visitante do seu blog.

Vídeo Aula: Como Criar um plugin WordPress do Zero!

Por quê você deveria desenvolver plugins WordPress?

Necessidade do seu negócio:
Pode ser que você tenha um negócio que precisa de uma funcionalidade específica, e não encontra nenhum plugin atualmente que faz isso, ou que faz da maneira que você quer. Dessa forma você vai precisar criar um plugin novo.

Melhorar seu tema:
Você pode ter desenvolvido um tema profissional, e ainda falta aquela funcionalidade essencial para funcionar. Por exemplo: um tema de marketplace vai precisar ter cadastro de produtos, vendedores, vendas e relatórios. Isso são funcionalidades de plugins.

Contribuir com a comunidade:
Um dos motivos do WordPress ser uma plataforma tão útil, simples e completa, é a participação da comunidade de desenvolvedores. É possível encontrar muitos temas e plugins de qualidade. Uma das formas de você ajudar as pessoas é criando plugins e disponibilizando para download no diretório de plugins do WordPress.

Ganhar dinheiro:
Um desenvolvedor WordPress profissional júnior tem uma média salaria de 2500 à 3000 reais (conforme pesquisado no site da Catho), na região de SP e pode variar em outras regiões. É uma profisssão bem remunerada e está em falta de profissionais no mercado. Você também pode trabalhar como freelancer e receber por serviço.

Além dessas opções, você pode desenvolver um plugin premium e vender no mercado internacional. Existe um site, chamado Code Canyon, onde você pode colocar seu plugin profissional para venda. Esse site movimentou em 5 anos um total de $53,906,191 e tem um faturamento anual de $18,658,758. Deu pra perceber o tamanho do potencial desse mercado?

Desenvolvendo seu primeiro plugin WordPress

Agora vamos desenvolver um plugin que modifica o conteúdo de cada post, inserindo uma frase de nossa escolha no começo do post.

Mas antes, você precisa ter instalado o WordPress. Se você ainda não sabe como, veja esse artigo que escrevi explicando como instalar o WordPress em localhost.

Feito isso acesse a pasta wp-content da sua instalação do WordPress e cria uma pasta chamada meu-plugin.

Crie um arquivo dentro dessa pasta chamado meu-plugin.php
Digite esse código no arquivo criado.

/*
Plugin name: Meu plugin
Plugin uri: http://estudarti.com.br
Description: Esse plugin é um plugin de teste do tutorial do Adam Silva
Version: 1.0
Author: Adam Silva
Author uri: http://www.adamsilva.com.br
License: GPLv2 or later
*/

function mp_mensagem_post( $mp_post ) {
$mp_mensagem = "Esta mensagem será mostrada no início de cada post";
$mp_resultado = "$mp_mensagem";
$mp_resultado .= $mp_post;

return $mp_resultado;
}

add_filter( 'the_content', 'mp_mensagem_post' );

Pronto! Agora é só ativar e testar.

Agora quero falar com quem está interessado em se aprofundar nos conhecimentos de WordPress.
Acesse esse link e saiba como

adamsilva

| Website

Bacharel em Análise de Sistemas, trabalha com TI há 7 anos. Especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Alexandre disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se você cria Plugin para o WordPress e qual seria o preço. Pois estou a procura de uma pessoa para que criar um especifico para mim , que é na verdade um cadastro de Currículo. Pois hoje meu site http://www.hplcurriculos.com.br , trabalho com divulgação de vagas e dicas. Porem não tenho um lugar onde os candidatos possam efetuar o cadastro do CV e as empresas visualizarem . Caso você não seja essa pessoa , se puder me indicar eu agradeço!
    Aguardo seu retorno, obrigado!

  2. GABY disse:

    Meu amigo tem tantos, só procurar, da uma olhada aqui:
    https://br.wordpress.org/plugins/wp-curriculo-vitae/

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.