Scroll Top

WordPress

Como Instalar o WordPress numa Hospedagem de Maneira Simples e Fácil

Como Instalar o WordPress numa Hospedagem de Maneira Simples e Fácil

Aprenda como instalar o WordPress (plataforma para criação de blogs, sites e até loja virtuais) num servidor de hospedagem, de forma simples e fácil, que até um garotinho iria conseguir.

Um servidor de hospedagem possibilita que o seu site ou blog seja acessível para o mundo todo através da internet. Antes de ter adquirido o acesso à uma hospedagem, você precisa ter adquirido um domínio. O domínio é o endereço do seu site na web, por exemplo, estudarti.com.br é o meu domínio.

Nesse tutorial estamos usando a hospedagem na Hostgator para nossa instalação do WordPress, mas esse tutorial serve para a grande maioria das hospedagens.

Se você precisa instalar o WordPress no seu computador para testes e desenvolvimento, ao invés de instalar numa hospedagem, você pode preferir instalar o WordPress em localhost.

Vídeo: Como Instalar o WordPress numa Hospedagem

Passo 1: Acesse o Painel de administração da hospedagem

Quando você contrata uma hospedagem, você recebe esses dados por email. Geralmente o acesso ao seu painel é feito através do endereço do seu site /cpanel, por exemplo: estudarti.com.br/cpanel.

Passo 2: Arquivos de instalação do WordPress

Faça o download dos arquivos de instalação do WordPress. Após finalizar o download, no painel de administração da hospedagem, acesse o link chamado “File Manager”, ou “Gerenciador de Arquivos”, para enviarmos os arquivos para o servidor.
File Manager

Faça o upload do arquivo .zip baixado do WordPress para a pasta raiz do seu site. Se você tem apenas um site, você deve subir os arquivos dentro da pasta public_html do seu servidor. Se você tem mais de um site seria a pasta public_html/meusite.

Após enviado o .zip, selecione esse arquivo e clique em extrair. Abra a pasta wordpress e selecione todos os arquivos, clique no botão move para mover todos os arquivos para a raiz do seu site novamente. Após movido você pode deletar a pasta wordpress.

Passo 3: Banco de dados

Volte para a tela inicial da sua hospedagem e acesse o ícone MySQL Databases. O desenho dos ícones pode variar de hospedagem para hospedagem, mas a funcionalidade é a mesma.
MySQL Databases

Crie um novo banco de dados para o WordPress. Crie também um usuário e em seguida atribua esse usuário ao novo banco de dados. Marque a opção para habilitar todos os privilégios e conclua.

Passo 4: Instalação do WordPress

Após criado o banco de dados acesse o endereço principal do seu site no navegador. Vai ser iniciada a instalação do WordPress. Coloque as informações com o nome do banco de dados criado anteriormente, nome do usuário e senha. Mantenha o servidor como localhost (apenas troque caso o endereço do seu servidor de banco de dados seja diferente) e altere o prefixo das tabelas do WordPress para outro qualquer por segurança, como por exemplo, esti_.

Se tudo correr bem será exibido uma nova tela para preencher as informações do seu site, caso tenha ocorrido algum erro verifique se as informações que você inseriu anteriormente estão corretas. Nessa nova tela digite o nome do seu site, o usuário do WordPress, sua senha e seu email. Pronto! Seu WordPress está instalado com sucesso!

Se você quer se especializar em WordPress e se tornar um Desenvolvedor WordPress profissional, eu recomendo que você conheça o meu curso completo.

Clique aqui para saber mais informações para o curso e fazer sua inscrição

adamsilva

Sobre o autor | Website

Bacharel em Análise de Sistemas, trabalha com TI há 7 anos. Especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: