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Growth Hacking o que é, e como pode ajudar sua empresa a crescer?

Growth Hacking o que é, e como pode ajudar sua empresa a crescer?

Se você é dessas pessoas que ouve falar o tempo todo sobre growth hacking, mas ainda não entendeu exatamente o que significa, saiba que não está sozinho.

Isso é normal. O marketing digital se transforma com a mesma velocidade na qual passamos a ficar cada vez mais conectados. A estratégia usada ontem já não vale mais hoje, pois o seu conteúdo está concorrendo cada dia mais por atenção.

E, em um universo onde tudo pode ser interessante e, em que temos pouco tempo para “fisgar” nosso público-alvo e mantê-lo conosco o tempo suficiente para causar impacto, é preciso criar ações cada vez mais inteligentes.

Se para você growth hacking soa como algo incompreensível e fora da sua realidade, coisa de gente que faz coisa errada na internet, continue lendo esse artigo para mudar seu pensamento agora mesmo, aprender esta técnica e começar a utilizá-la em seus negócios.

O que não é growth hacking

Se quando ouviu falar sobre o assunto você imediatamente pensou em hacker, aquele indivíduo que fica em um quarto fechado o dia inteiro, sabe tudo sobre computador e fica estudando e planejando como elaborar técnicas, criar vírus, invadir seu e-mail, roubar sua conta do banco… pode parar já!

O termo não tem nada ver com isso. A única semelhança é que ambos, um hacker e um growth hacker são pessoas que estudam muito o comportamento na web. E tudo termina por aqui.

Afinal, o que é growth hacking

Acontece que entre milhares de estratégias que você pode usar no marketing digital, essa é uma das mais recentes, inovadoras e  ainda pouco compreendida.

Não há como fazer uma tradução literal para o português dessa expressão e, é por isso, que o termo foi mantido no Brasil.

Para ficar um pouco mais fácil entender, vamos destrinchar o conceito:

Growth: Significa crescimento

Hack: Brechas, oportunidades

Hacking: Ato de explorar brechas e oportunidades

Agora ficou super fácil, certo? Eu sei que não é tão simples assim!

Esse termo foi cunhado por um americano – Sean Ellis. De acordo com ele, growth hacking é um “marketing orientado a experimentos”.

Esta frase já mostra um pouco da essência do growth hacking.

A partir destas definições podemos concluir que growth hacking:

– Busca por oportunidades inexploradas, que ainda não sendo trabalhadas por todos;

– Serve para quem deseja crescer rapidamente;

– Não tem regras específicas;

– Se baseia em vários testes até encontrar o que realmente dá certo.

Porém, não pense que growth hacking é baseado em ‘achismos’. Assim como qualquer metodologia séria, todas as ferramentas utilizadas são formas eficientes de se atingir um objetivo que já deve ter sido definido antes mesmo da decisão de uso desta técnica.

Conhecimentos de um Growth Hacker

Levando em consideração o que foi exposto acima, fica claro que não é possível a qualquer pessoa exercer a tarefa de maneira apropriada.

Há alguns conhecimentos essenciais que o profissional deve ter ou desenvolver para ser capaz de realizar a técnica de growth hacking.

E antes que você imagine que apenas um curso de algumas horas possa ajudar, esclareço que será necessário um pouco mais que isso para se tornar um verdadeiro growth hacker!

É por isso que a maioria dos profissionais de marketing não se aventura a realizar a técnica de growth hacking sem antes se aprofundar mais no tema, pois é complexo mesmo.

É preciso chegar a um determinado nível de qualificação para exercê-la com foco em resultados.

Mas, afinal o que é preciso saber para ser capaz de realizar a estratégia de growth?

Antes de mais nada, você deve entender bastante sobre marketing digital, processos, tecnologias, modelos de experimentações e, não pode faltar, psicologia e comportamento do consumidor.

É preciso conhecer os aspectos que levam a sua persona a percorrer o funil de vendas e quais os gatilhos que produzem nela o resultado esperado na sua estratégia.

Com relação a tecnologias, não é necessário que o profissional que exerce a técnica growth hacking saiba programação, por exemplo. Porém é importante que ele conheça as tecnologias existentes e saiba o que pode extrair delas. Assim, ele será capaz de solicitar a um programador que faça exatamente o que ele precisa para sua estratégia ser eficaz.

Técnicas de growth hacking

Para colocar em prática as técnicas de growth hacking, além de ter domínio dos conhecimentos já citados, é preciso passar por algumas etapas que irá levá-lo aos resultados desejados.

Desta forma, antes de começar o ciclo de um projeto como este, é necessário desenhar as seguintes etapas:

– Estabelecimento de prioridades

– Seleção das ideias a serem transformadas

– Prioridade de execução

– Documentação do experimento

– Implementação de testes

– MVT – Teste mínimo viável

– Análise de resultados e aprendizados

– Melhoria contínua

 

Growth Hacking é um ciclo infinito sempre com o objetivo de crescimento contínuo e exponencial.

 

O foco deve estar em resultados e para isso, a definição de metas, objetivos, dados a serem analisados, modelos de alavancagem, como coletar dados, entender o ciclo de vida dos produtos e dos clientes, é fundamental.

Quando aplicar a técnica de growth hacking

Você pode estar se pensando: Ok, entendo um pouco mais sobre isso.

Mas, como saber se utilizar essa estratégia e não qualquer outra, será mais efetivo?

Uma parte da resposta para essa pergunta você já obteve ao longo deste artigo.

Growth é uma técnica utilizada por quem busca crescimento contínuo e acelerado.

Para mercados que precisam de respostas rápidas e para descobrir se o seu negócio é viável e lucrativo.

É para casos em que as técnicas tradicionais de marketing apresentam pouca efetividade justamente pelo tempo que levam para maturação e apresentação de resultados.

Além disso, tudo que é feito em growth hacking é quantificável. Mensuração é regra. Se não tem números, não é growth hacking.

Assim, você sabe exatamente em que seu dinheiro está sendo investido.

O que pode ser feito na estratégia de growth hacking

São diversas as abordagens e “brechas” que podem ser utilizadas para se obter um rápido crescimento do negócio. Porém, antes de mais nada, é preciso conhecer o mercado, o que o segmento consome, o que deseja, entre outras informações importantes.

Também é necessário saber responder com segurança o que o seu produto oferece e a “dor” que ele vai eliminar.

Nunca subestime qualquer oportunidade de testar a técnica, por menor que possa parecer. Muitas vezes, é em ambientes pouco prováveis e pouco explorados é que os resultados serão mais eficazes.

Entre as possibilidades a serem utilizadas, estão:

– Marketing de conteúdo;

– Guest posts, infográficos;

– Incentivo para aquisição;

– Click pop up;

– Sequência de emails personalizados.

Lembrou-se do inbound marketing? Sim, há diversas técnicas que podem são iguais. A diferença é que o growth tem foco no crescimento acelerado e apenas nas técnicas que trazem resultados.

Conheça alguns cases de Growth hacking famosos

Mesmo quando a técnica ainda não havia sido “nomeada”, algumas empresas já se utilizavam dela.

O caso do Hotmail é um belo exemplo. Após várias tentativas frustradas com anúncios pagos, a empresa viu o número de usuários crescer exponencialmente, apenas adotando uma simples frase no final de cada e-mail enviado pelos já usuários: “ PS – Eu te amo”.

Se o destinatário do email decidisse clicar na frase seria redirecionado para criar uma conta no Hotmail.

O Google também usou isso em seu início com os convites para usar o Gmail e Orkut. Somente quem recebia um convite poderia aderir às novidades e isso gerava um grande expectativa entre os usuários para começar a usar os serviços.

Outros casos bem famosos são:

Dropbox:

O Dropbox utilizou como estratégia o marketing de referência.

Para aumentar o número de assinaturas, eles facilitaram a forma como os usuários compartilhavam links com os amigos e criaram um incentivo para que isso acontecesse mais efetivamente.

Assim, cada cliente atual que conquistasse um novo usuário gerava um bônus de 500 MB a mais de espaço em ambas as contas. Segundo a empresa, essa estratégia aumentou em 60% o número de cadastros.

Airbnb

O growth hack utilizado pelo  Airbnb no  Craigslist foi muito inteligente.

Na época, esse era um dos maiores sites de classificados. E, em cada anúncio da página, era deixado um link para o site mostrando facilidade do serviço para anunciantes.

Sem dúvida nenhuma uma brecha muito bem explorada.

Hoje é uma das maiores startups de tecnologia com o valor que ultrapassa os U$10bi.

Porém, é bom lembrar que essas estratégias foram válida para essas empresas.

Cada segmento vai apresentar seus diferenciais e suas próprias variações que devem ser estudadas com cuidado.

Somente copiar os modelos já adotados não vai garantir que a estratégia gere resultados para você também.

Consultor growth hacking

Se você não é especialista no assunto e que adotar estratégias de growth hacker para sua empresa, é preciso estudar com afinco essa metodologia. Entretanto, se além de adotar a metodologia você queira implantá-la com rapidez e garantia de resultados, a sugestão é contratar uma consultoria especializada em growth hacking.

Assim, você poderá contar com alguém com experiência e com resultados efetivos já implantados em outras empresas.

Um consultor growth hacking terá a habilidade e agilidade necessária para entender rapidamente seu modelo de negócio, seu mercado, seu público-alvo, entre outras definições importantes para essa estratégia e poderá ajudar você a se destacar, destacar sua marca e produtos no mercado.

Se você se interessou pelo assunto e quer adotar esse método no seu negócio, entre em contato para receber mais informações.

Robert Sena

Sobre o autor | Website

Sou Robert Sena da Silva profissional de SEO – Search Engine Optimization desde 2012. Iniciei minha carreira com no Marketing Digital fazendo um pouco de cada área como Links Patrocinados Google AdWords, SEO, Social Media e “quebrava um galho como Frot-End era literalmente um eu Marketing Digital. mas isso fez eu me tornar uma profissional mais completo e pensar além das oportunidades

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