A verdade por trás dos marketplaces Theme Forest e Mojo Themes - Estudar TI

A verdade por trás dos marketplaces Theme Forest e Mojo Themes

marketplace Theme Forest

Nesse artigo vou explicar o que é um marketplace e de que forma os grandes players como Theme Forest e Mojo Themes tem movimentado milhões de dólares na internet, principalmente com a venda de templates WordPress e como qualquer pessoa (com os conhecimentos necessários) pode fazer parte disso e começar a faturar.

O que é um Marketplace?

Um marketplace é um mercado que permite que diversos vendedores coloquem seus produtos independentes para venda, produtos que variam desde templates WordPress, plugins, layouts do Photoshop até fotos profissionais. O marketplace oferece para seus vendedores:

  • Espaço de divulgação. Todos os itens à venda ficam expostos na plataforma e os usuários comuns podem comprá-los. Muitas vezes o marketplace investe até em anúncios para garantir que seus itens tenham grande exposição.
  • Sistema de vendas. Toda funcionalidade de venda e pagamento é fornecida pelo marketplace, você não precisa se preocupar com gateways de pagamento, cartão de crédito nem nada. O marketplace realiza as vendas e depois repassa o lucro para os vendedores, e é claro, fica com parte dos lucros.
  • Sistema de afiliados. Os marketplaces oferecem também a opção de outras pessoas revenderem os produtos cadastrados. Isso aumenta a exposição do seu produto e pode ajudar aos vendedores a conseguir mais vendas. Os afiliados recebem uma comissão por venda que varia de acordo com o marketplace.

O produtor só tem que se preocupar em desenvolver seu produto e oferecer suporte e atualizações. O resto fica a cargo do marketplace.

A vantagem para o consumidor é que ele pode ter acesso a temas e plugins de baixo custo a partir de $5 dólares até por volta $70. Muitos desses temas permitem ao usuário instalar seu site ou blog com apenas alguns cliques e sem a necessidade de programar uma linha de código se quer, o que chamamos de one click install.

O Theme Forest

O Theme Forest é o maior dos marketplaces de templates da internet. Atualmente possui mais de 11 milhões de items para venda e uma comunidade de mais de 7 milhões de membros. O forte do marketplace são os temas WordPress, é possível encontrar temas de ótima qualidade e as exigências para ter um tema aprovado para venda no mercado são altas, assim como a concorrência.

O Themes Forest também possui outras segmentações de produtos, entre elas o Code Canyon, que é um marketplace de plugins.

 

O Mojo Themes ou Mojo Marketplace

Mais conhecido como Mojo Themes e agora migrando para o nome Mojo Marketplace, é o segundo maior mercado de temas da internet. O Mojo conta com mais de 7 mil itens à venda e uma quantidade impressionante de mais de 5 milhões de usuários. A concorrência e as exigências para novos vendedores são bem menores se comparadas ao Theme Forest, o que torna o mercado bem atrativo.

 

Quanto é possível ganhar?

Primeiramente quero falar de minha própria experiência. Tenho um tema de e-commerce WordPress no Mojo Marketplace chamado New-commerce, e nesse momento que escrevo esse artigo já tive um lucro de mais de 17 mil dólares com esse único tema. Basta fazer as contas.

Vendas new-commerce

Fizemos 446 vendas no Mojo Martplace + 100 vendas no Mojo Themes à 59 USD dá um total de 32.214 USD de faturamento, nossa comissão atualmente é de 55% o que dá um lucro de 17.717 dólares.

Isso não é nada, o mercado de temas WordPress movimenta milhões de dólares todos os meses. Se pegarmos um dos temas mais vendidos no Theme Forest, veja o resultado.

Vendas template Avada

O tema Avada tem impressionantes 273 mil 974 vendas à 60 dólares. O que dá um total de 16 milhões 438 mil dólares em vendas!!! Quanto maior o número de vendas, maior a comissão no marketplace, então vamos supor que sua comissão seja de 70%, isso dá um lucro de mais de 11 milhões de dólares.

Como é possível se tornar um vendedor?

Cada marketplace tem suas exigências para aceitar novos items e novos vendedores.

Para se tornar um vendedor no Theme Forest você deve preencher um formulário de inscrição e ter um produto de alta qualidade, e dê preferência com algo único que nenhum produto no mercado ainda tenha. Quando você submeter seu produto para avaliação vão levar em conta se o design segue os princípios de qualidade de um design e se o código do seu produto foi bem desenvolvido e estruturado. O marketplace também conta com um programa chamado Envato Elite que dá prêmios aos melhores vendedores, desde divulgação extra até viagens em hotéis de luxo com tudo pago.

A taxa de comissão no Theme Forest para vendedores pode variar de 55% fixo para produtos vendidos sem exclusividade no mercado, ou de 63 a 88% para produtos vendidos exclusivamente no Theme Forest. De acordo com as vendas sua comissão aumenta.

No Mojo Marketplace a grande vantagem é a menor concorrência entre autores, e ainda existe um grande buraco a ser explorado. Para se tornar um vendedor é necessário preencher um cadastro simples. O marketplace também conta com um guia para novos vendedores que explica como funciona e como fazer o upload de seu item para venda.

A comissão para items não exclusivos no Mojo é de 50% e para items exclusivos a comissão varia de 50 a 70% de acordo com o número de vendas.

Levando tudo isso em conta, é possível notar que existem grandes oportunidades no mercado para desenvolvedores, principalmente de temas WordPress. Para te ajudar a organizar suas ideias e criar um bom produto para começar a faturar eu criei um minicurso grátis de desenvolvimento de temas WordPress, o Dólar Developer.

Agora faça o seguinte:

Se inscreva no meu minicurso grátis Dólar Developer e aprenda quais os primeiros passos para ganhar seus dólares.

Artigos Relacionados

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Exigências altas” e “Ter um produto de alta qualidade”…
    Em poucos casos eu vi isso nos temas WordPress que mexi. Claro que a maioria dos temas são de ótima qualidade mesmo, mas não acho que as exigências sejam tão altas. Já lidei com temas muito porcos vendidos lá.