Review do Livro: A história da computação - Dermot Turing - Estudar TI

Review do Livro: A história da computação – Dermot Turing

A história da computação

Do ábaco a inteligência artificial

Nesse artigo vou deixar minhas impressões sobre o livro “A história da computação: Do ábaco a inteligência artificial”, escrito por Dermot Turing (sobrinho de Alan Turing, o inventor da máquina de Turing e pioneiro na computação).

O livro foi publicado originalmente em 2018, e no Brasil em 2019 pela editora M Books, portanto consegue nos trazer uma visão bastante atual da computação, sem deixar de lado os fatos históricos.

É feito uma linha cronológica da história da computação, citando descobertas importantes, desde as máquinas de calcular, sistema de Boole, Criptografia, compiladores, DOS até chegar nos tempos modernos com o surgimento dos robôs, cyber-homens e inteligência artificial.

O livro também nos dá uma visão sobre o que podemos ter no futuro com o avanço da inteligência artificial, e da computação quântica, criando o que é chamado de super inteligência, computadores capazes de orientar a raça humana em decisões com a melhor probabilidade de sucesso.

A linguagem do livro é bem leve, e diversas ilustrações nos transportam para o passado onde invenções foram criadas e aguçam nossa curiosidade.

Se você deseja ter uma noção geral de toda história da computação, e uma perspectiva para o futuro, esse livro é uma boa pedida para você.

Artigos Relacionados

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *